Em instrução normativa, divulgada na segunda-feira, 7, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) definiu datas e condições para o retorno presencial em suas unidades. As atividades acadêmicas e administrativas devem retornar, em modalidade presencial, no dia 21 de fevereiro. Aulas presenciais, a partir de 7 de março.
Contudo, atividades pedagógicas não presenciais (APNP) ainda poderão ser adotadas para a conclusão de atividades do calendário letivo de 2021 e, prioritariamente, por servidores que se enquadrem nas condições ou fatores de risco especificados na normativa.
O avanço da vacinação no estado, que hoje conta com cobertura vacinal superior a 75% da população, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, é um dos fatores que possibilitaram que a instituição desse mais um passo na direção do retorno presencial de forma segura.
Para isso, foram estabelecidos critérios de prevenção e controle que possam garantir a retomada do pleno processo de ensino e aprendizagem, a regularização do calendário acadêmico da instituição e o devido cumprimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são atividades fins do IF Baiano e, portanto, consideradas essenciais.
As medidas de orientação, controle, prevenção e mitigação de riscos para o retorno das atividades presenciais estão detalhadas na Instrução Normativa (IN) 5/2022, expedida pelo reitor e diretores gerais dos campi do IF Baiano.