O Dia Internacional da Mulher (08 de março) foi comemorado também nesta segunda-feira (09), em Catu. Mulheres catuenses foram agraciadas, no Centro Administrativo Municipal, com serviços de estética e saúde.
As 08 horas da manhã, a professora de educação física da Academia da Saúde do Município, Elma Santos, realizou uma aula de dança e alongamento, estimulando a prática da atividade física na promoção da saúde e bem-estar. Logo após, o público presente pôde participar de palestras educativas enquanto aguardavam o atendimento na Carreta da Mamografia.
Jaíne Melo, psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), foi uma das palestrantes e abordou o tema “Aspectos psicológicos na menopausa”. “Tocamos no assunto da flutuação do humor, a questão da irritabilidade, a alteração da memória, alteração do sono, que são sintomas que ocorrem no período da menopausa, também falamos da importância da mudança do estilo de vida da mulher em relação a ter hábitos saudáveis de alimentação, a praticar atividade física e a importância da autoestima da mulher”, explicou Jaíne.
O público presente também contou com serviços de design de sobrancelhas, corte de cabelo, escova, aferição de pressão e exame de glicemia.
Segundo Geisa Moitinho, coordenadora da Atenção Básica do município, o evento deu continuidade ao Rastreamento do Câncer de Mama, que tem ocorrido desde o dia 27 de fevereiro, cujo objetivo é detectar e combater precocemente a doença. “Nós estamos acolhendo mulheres de 50 a 69 anos para realizar o rastreio do câncer de mama e também mulheres de 40 a 49 anos com histórico de câncer na família. A importância do evento, além da prevenção ao câncer de mama, é favorecer para as catuenses uma melhora na autoestima, a partir do fornecimento de um dia de beleza para elas”, explicou Geisa.
Iraildes da Silva, moradora do bairro Pioneiro, ficou sabendo da ação através de um grupo de amigas e da rádio e aproveitou o momento para se cuidar. “Eu vim para o Rastreamento do Câncer de Mama na quinta-feira da semana passada e hoje aproveitei para medir a pressão e o açúcar, o atendimento foi ótimo e rápido, gostei muito das meninas”, disse a munícipe.
A Carreta do Rastreamento do Câncer de Mama continua realizando exames até o dia 14 de março. Para atendimento, catuenses que tem entre 50 a 69 anos e 40 a 49 anos com histórico de câncer de mama na família, devem comparecer o local de segunda a sábado (exceto feriados), portando a xerox do RG, xerox do Cartão do SUS e ficha preenchida pela enfermeira.
Fonte: Ascom\Prefeitura de Catu