O Catu Notícias repudia e informa aos seus leitores e seguidores que o nosso jornalismo foi vítima de ações de criminosos que tem a pratica de disseminar o Fake News. Na manhã desta segunda-feira, 05, integrantes de um grupo de WhatsApp da cidade denominado ‘Meu Catuzinho’, publicaram no mesmo, uma montagem absurda dando a entender que o CN noticiava que o vice-governador da Bahia e candidato a deputado federal, João Leão, teria prometido a construção de um Aeroporto em Catu caso venha a se eleger deputado federal. O CN deixa claro que a matéria não existe em nosso portal e que se trata de uma montagem feita por criminosos que atuam disseminando Fake News.
O departamento jurídico do Catu Notícias já está selecionando as provas para tomar as medidas cabíveis em lei.
O Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. São eles: calúnia, difamação e injúria.
Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa. Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.
Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.