Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021 após pedido do Japão

Compartilhar:

É oficial. Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por causa da pandemia de coronavírus. Programado para ser disputado de 24 de julho a 9 de agosto deste ano, o maior evento esportivo do planeta ainda não tem nova data, mas será realizado até o verão de 2021 do hemisfério Norte, que vai de junho a setembro, quando é inverno no Brasil. O mesmo ocorre com a Paralimpíada, que aconteceria inicialmente entre 25 de agosto e 6 de setembro.

O adiamento foi oficializado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (24) através de nota. “Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que as Olimpíadas de Tóquio devem ser remarcadas para uma data posterior a 2020, mas não depois do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional”, diz um trecho do comunicado.

O posicionamento do COI aconteceu após conversa telefônica entre o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, primeiro a anunciar o que havia sido definido aos jornalistas. A decisão do adiamento dos Jogos é inédita. É a primeira vez que uma edição muda de data na era moderna, de 1896 pra cá. No entanto, a Olimpíada já foi cancelada em função de guerras mundiais três vezes: 1916, 1940 e 1944. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto de coronavírus havia atingido o patamar de pandemia no dia 11 de março. Desde então, eventos esportivos de todos os tipos e lugares do mundo vem sendo suspensos por tempo indeterminado. O COI, no entanto, resistia em fazer o mesmo com a Olimpíada de Tóquio. No ultimo domingo (22), a entidade admitiu pela primeira vez a possibilidade de adiar o evento. 

Correio*

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário