A semana em Catu, assim como em todo o Brasil promete ferver com o avanço do período eleitoral, isso porque os três principais pré-candidatos a prefeito do município já anunciaram as datas de suas convenções partidária. Neste sábado foi a vez do pré-candidato Gera anunciar a sua convecção municipal para o próximo domingo(04) às 9h, clube CEPE, no bairro Geonísio Barroso (Aruanha).
A convenção do PSD que marcará o lançamento oficial da candidatura de Gera Requião acontece na manhã de domingo, respeitando assim, o calendário eleitoral para realização desse tipo de ato. Porém, há um grande mistério sobre quem será o seu vice! Alguém de seu partido ou um nome de aliança? O mistério segue até o dia da convenção.
Ainda sobre o mistério do nome ao cargo de vice na chapa do candidato do PSD, alguns nomes foram ventilados como, por exemplo, Dr. André, porém o nome foi descartado após o médico também anunciar a sua convenção partidária. Outro nome forte na disputa é o de Paulo de Cacinho que já vinha demonstrando interesse, inclusive abriu mão de candidatura a vereador. Outros nomes que correm por fora são os de Joaquim (dentista) e Pró Dilza.
Desde o último sábado (20), partidos políticos e federações partidárias podem escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além de deliberar sobre a formação de coligações. O prazo para essas escolhas se encerra em 5 de agosto.
Nas eleições municipais, coligações podem ser formadas apenas para a disputa dos cargos de prefeito e vice-prefeito, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.609/2019. Esta resolução permite a união dos partidos em coligações somente para as eleições majoritárias, onde os candidatos são eleitos pela maioria absoluta ou simples dos votos.