A cidade de Catu, localizada à 80 km de Salvador, comemora neste sábado, 26, feriado municipal, 153 anos de emancipação política. A data foi marcada por Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
À convite do prefeito Pequeno Sales e do presidente da Câmara, Nil Prefeitura, o Ministro da Cidadania, João Inácio Ribeiro Roma Neto, esteve presente, demostrando assim, o prestígio que o governo municipal tem perante o governo federal. Para Roma, a forma como o prefeito conduz as contas públicas são fundamentais para a captação de recursos e o desenvolvimento do município. “A falta do zelo com as contas públicas é o que muitas vezes atrapalha alguns municípios e aqui a gente percebe esse zelo que o prefeito tem com as contas públicas e isso nos mantém sincronizados e, por isso, estou muito feliz em estar em Catu. Nossa missão é trazer o Estado Brasileiro para perto da população e a população está nas cidades como, por exemplo, Catu. Não tenha dúvidas, iremos nos empenhar para melhorar a qualidade de vida da população, parabéns Catu”, disse Roma.
Além do Ministro Roma, outro político de destaque nacional que se fez presente foi o baiano e deputado federal, Igor Canário. O deputado recebeu o título das mãos do vereador, Layon Santa Fé, que na oportunidade disse que se sentia honrado em poder homenagear o deputado com o título de cidadão catuense, já que o mesmo tem um relacionamento muito íntimo com o povo da cidade onde, segundo ele, o deputado emprega algumas pessoas. Já Igor Canário se demonstrou muito feliz com o título. “Sempre fui muito bem tratado aqui em Catu e depois que conheci Layon esse carinho dos catuenses só aumentou. A gente fica feliz, Layon, em ter você aqui também como defensor dos mais pobres, daqueles que precisam de nós e quando aparecem mais de nós eu me sinto mais forte. Precisamos de mais gente para representar a nossa periferia porque eles são os mais fracos. Muito obrigado por esse título, já me sinto muito honrado e quero fazer muito mais por este povo”, pontuou o deputado.
O vereador e também presidente da Câmara, Nil Prefeitura, entregou o título de cidadão catuense para o ex-prefeito de Camaçari e atual Secretário da SERIN, Luiz Carlos Caetano. O Secretários foi representado por sua esposa e pré-candidata à deputada federal, Ivoneide Caetano. Na oportunidade, Nil falou de sua alegria em poder homenagear um político que sempre trabalhou para mudar a vida dos que mais precisam: “Caetano é um político que sempre teve um olhar diferente, um olhar humano e que entende que através de seu mandato pode mudar a vida de quem mais precisa. Caetano sempre ajudou a minha terra, através dele conseguir algumas emendas que beneficiaram o município e pode ter certeza, Ivonede, que a mesma terá o meu apoio para deputada federal, não tenho dúvidas que com você e Caetano, Catu será bem representado no cenário nacional. Nil disse ainda que está alinhando com Caetano e o governador Rui Costa uma visita ao município para tratar de investimentos para a cidade. Ivonede Caetano agradeceu ao presidente da Câmara em nome de seu esposo Caetano o qual lhe mandou um abraço caloroso e lembrou que sempre que Nil esteve em sua casa foi para pedir algo para o povo catuense e que o seu gabinete está de portas abertas para os mesmos. Ivoneide aproveitou a oportunidade para alfinetar o Ministro Roma: “ Queria que o Ministro Roma ainda estivesse aqui para lembra-lo que de fato não podemos deixar ninguém para trás. Temos pelo Brasil 119 milhões de pessoas que se alimentam com dificuldades. Estamos caminhando para 19 milhões de desempregados”, pontuou.
Último a discursar, o prefeito Pequeno Sales focou nas promessas de geração de emprego e renda e não esqueceu as críticas ao governo anterior. O prefeito focou na retomada ao progresso e disse que a cervejaria vem para Catu sim e não só a fábrica como também o Centro de Distribuição de Cerveja, fábrica de Embalagens, fox Treinamentos, 3R e outras. Para Pequeno, o município deve entrar a partir de então em um Novo Rumo de Progresso e Prosperidade, um momento de destaque para a cidade. Ainda segundo o prefeito, o município deve gerar direto ou indiretamente cerca de 3 mil empregos ainda este ano. Ele ressaltou também que Catu configura entre as 10 cidades da Bahia que mais vacinaram contra o Covid-19. Na saúde o prefeito disse que a cidade possui 12 novos médicos e 20 especialidades disponíveis no ambulatório municipal.
Veja abaixo o momento em que cada parlamentar entrega o título de cidadão catuense a cada homenageado: